Sindrome do Tunel do Carpo

O sintoma mais comum é a dormência, que, na maioria das vezes, piora à noite. Pode haver, ainda, dores, fraqueza, hipotrofias na mão e dificuldade para realizar tarefas que exijam movimentos delicados. A dormência ou formigamento ocorre, com mais frequência, no polegar, indicador, médio e metade do anular. Quando o dedo mínimo estiver envolvido, outro nervo pode estar acometido.

Diagnostico

Para obtenção do diagnóstico da STC, o cirurgião da mão realiza exame físico específico. Em alguns casos, para descartar outras hipóteses, raios-x e testes laboratoriais podem ser solicitados. A Ultrassonografia do punho e eletroneuromiografia também podem ser necessárias.

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo mediano, que passa por um canal denominado túnel do carpo. A pressão sobre o nervo pode aumentar devido ao inchaço das estruturas que envolvem os tendões flexores, luxações articulares, fraturas, artrite e retenção de líquidos durante a gravidez. Mas, normalmente, é de causa indeterminada. As alterações hormonais que ocorrem com doenças da tireoide, durante a menopausa ou outros distúrbios decorrentes de doenças como artrite reumatoide e diabetes também podem estar associadas à síndrome.

Entre os tratamentos indicados, estão a modificação do padrão de uso da mão, uso de tala de punho à noite, uso de anti-inflamatórios orais ou injetáveis no túnel do carpo (infiltração). Quando os sintomas são graves, quando há hipotrofia dos músculos da mão que são inervados pelo nervo mediano ou se os sintomas não melhoram com o tratamento conservador, a cirurgia pode ser necessária para diminuir a pressão sobre o nervo, possibilitando sua recuperação.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now