Cirurgia da Mão
Ortopedia e Traumatologia
O cirurgião de mão é um especialista que antes do treinamento em cirurgia da mão, teve formação em Ortopedia e Traumatologia ou em Cirurgia Plástica.
Para se tornar membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, o especialista deve se submeter e ser aprovado em uma prova de título de especialista.
Valorize sua saúde. Consulte com um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão
A mão é uma estrutura altamente especializada, responsável pela evolução das habilidades do ser humano ao longo da história. Todas as estruturas (tendões, ossos, ligamentos, músculos, nervos, vasos sanguíneos e pele) estão em uma relação anatômica íntima e possuem funções integradas (figura 1). Comumente, as afecções ou traumas que acometem esse órgão atingem essas estruturas em conjunto.
O surgimento da especialidade “Cirurgia da Mão” deu-se a partir da Segunda Guerra Mundial, devido à complexidade das lesões traumáticas. A partir de então, um único profissional (o Cirurgião de Mão) foi capacitado para atuar em todas as estruturas da mão. Antes, lesões complexas na mão exigiam a atuação conjunta do ortopedista, cirurgião vascular, neurocirurgião e cirurgião plástico; o que encarecia o tratamento e dificultava o seguimento pós-operatório.
Visando melhor recuperação funcional e estética possível, com menor custo e maior facilidade para o paciente, o Cirurgião de Mão consegue conduzir as lesões e doenças de todas as estruturas da mão.
Mas engana-se quem acretida que a especialidade está restrita apenas à mão. O Cirurgião de Mão é habilitado para tratamento de diversas patologias em todo o membro superior e inferior. Destacam-se as cirurgias e tratamentos clínicos de patologias diversas nas mãos, punhos, antebraços, cotovelos, braços e ombros. Ainda, a microcirurgia trata nervos perifericos por todo o corpo humano e promove cobertura em ferimentos e fraturas expostas: retalhos e enxertos de pele - também nos membros inferiores.