Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada pela compressão do nervo mediano, que passa por um canal denominado túnel do carpo. Dessa forma, o nervo deixa de conduzir "eletricidade" da forma como deveria. Assim, prejudica a sensibilidade e a movimentação da mão. A pressão sobre o nervo pode aumentar devido ao inchaço das estruturas que envolvem os tendões flexores, luxações articulares, fraturas, artrite e retenção de líquidos durante a gravidez. Mas, normalmente, é de causa indeterminada. As alterações hormonais que ocorrem com doenças da tireóide, durante a menopausa ou outros distúrbios decorrentes de doenças como artrite reumatoide e diabetes também podem estar associadas à doença.

mo-stc-1134x884.png
mao formigando.jpg

O sintoma mais comum é a dormência, que, na maioria das vezes, piora à noite. Literalmente, é como se a mão estivesse "formigando". No consultório, os pacientes sempre falam que acordam a noite e têm que sacudir as mãos para gerar algum alívio. Outras vezes, dormem com as mãos dependuradas na cama. "Doutor eu deixo objetos cair toda hora. Ja quebrei muitos copos." - escuto essa frase todo dia! Pode haver, ainda, dores, fraqueza, hipotrofias na mão ("minha mão secou") e dificuldade para realizar tarefas que exijam movimentos delicados. A dormência ou formigamento ocorre, com mais frequência, no polegar, indicador, médio e metade do anular. O dedo mínimo não é afetado. Mas é dificil fazer essa observação diante de um sintoma tão incômodo. Quando o dedo mínimo estiver envolvido, outro nervo pode estar acometido.

areamediano.jpg

Diagnóstico

Para diagnosticar a doença, o cirurgião da mão realiza exame físico específico. Em alguns casos, para descartar outras hipóteses, raios-x e testes laboratoriais podem ser solicitados. A Ultrassonografia do punho e eletroneuromiografia também podem ser necessárias.

Entre os tratamentos indicados, estão a modificação do padrão de uso da mão, uso de tala de punho à noite, uso de anti-inflamatórios orais ou injetáveis no túnel do carpo (infiltração). Quando os sintomas são graves, quando há hipotrofia dos músculos da mão que são inervados pelo nervo mediano ou se os sintomas não melhoram com o tratamento conservador, a cirurgia pode ser necessária para diminuir a pressão sobre o nervo, possibilitando sua recuperação. Escuto diariamente  que a cirurgia para tratamento dessa doença não surte bom resultado. MITO! No paciente certo e no momento certo, trata-se de uma ótima opção, com excelentes resultados e pouquíssimas complicações. Veja abaixo alguns de meus vídeos sobre essa doença e seu tratamento.

Como é o Pós-Operatório?

Assista o vídeo e entenda.

sindrome_do_carpo_2.jpg